Etapa 1 –
PENSAR sobre o tema e os possíveis sub-temas do projeto.
Nesta etapa os
professores irão reunir-se e dialogar sobre a temática. Também
irão avaliar como foram os últimos eventos a fim de sanar problemas
anteriores. Deve-se escolher a melhor forma de estabelecer diálogo
com os alunos a fim de que estes também sejam incluídos na criação
da proposta.
Etapa 2 –
PLANEJAR as tarefas e o calendário.
Definido a concepção
do trabalho deve-se organizar o calendário, em permanente diálogo
entre os professores e estes com os alunos. A divisão de tarefas é
parte fundamental, onde cada professor fica responsável por tarefas.
Também deve-se fazer uma tabela das turmas e horários que cada
professor irá assumir para trabalhar. Cada equipe terá um professor
coordenador e podem ter outros que serão co-coordenadores. Também
será necessário escolher alguns alunos delegados (um ou dois de
cada turma) que ficam incumbidos de participar de possíveis reuniões
com os professores e levar a síntese do diálogo para seu grupo.
Este delegados ainda serão responsáveis por relatar por escrito
semanalmente o desenvolvimento do projeto.
Etapa 3 –
AGIR E CONSTRUIR as tarefas coletivamente.
Com o calendário
definido, cada membro do projeto irá executar as tarefas combinadas.
Cabe aos professores colaborarem com a construção das tarefas de
cada equipe/turma, lembrando que o professor deve ser um organizador
e dinamizador, ou seja, deve cobrar empenho da parte dos alunos, mas
também deve trazer subsídios ou referências para desencadear e
melhorar os processos de construção das equipes. Cabe aos alunos
delegados/relatores fazerem o mesmo, em diálogo direto com os
professores coordenadores. E cabe aos demais alunos se empenharem e
colaborarem com a construção e execução das tarefas da equipe,
não só esperando receber uma tarefa mas também propondo novas
ideias.
Etapa 4 –
APRESENTAR os produtos finais e compartilhar experiências.
Esta é a última
etapa, que ocorrerá em alguns dias na parte final do calendário.
Nesta etapa, cada equipe irá trabalhar para expor ou contabilizar
seus produtos a concorrer ao sistema de pontuação que será
previamente divulgado (ver tópico 5). Estes serão exibidos na
escola e deverão ser acompanhados pela equipe avaliadora e pelas
outras equipes. Grupos que atrapalharem as apresentações de outros
grupos estão sujeitos a perderem pontuação ou serem eliminados da
Gincana. A avaliação será feita por equipe de professores
previamente escolhidos pela coordenação do projeto.
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