Passo a passo

Etapa 1 – PENSAR sobre o tema e os possíveis sub-temas do projeto.

Nesta etapa os professores irão reunir-se e dialogar sobre a temática. Também irão avaliar como foram os últimos eventos a fim de sanar problemas anteriores. Deve-se escolher a melhor forma de estabelecer diálogo com os alunos a fim de que estes também sejam incluídos na criação da proposta.

Etapa 2 – PLANEJAR as tarefas e o calendário.

Definido a concepção do trabalho deve-se organizar o calendário, em permanente diálogo entre os professores e estes com os alunos. A divisão de tarefas é parte fundamental, onde cada professor fica responsável por tarefas. Também deve-se fazer uma tabela das turmas e horários que cada professor irá assumir para trabalhar. Cada equipe terá um professor coordenador e podem ter outros que serão co-coordenadores. Também será necessário escolher alguns alunos delegados (um ou dois de cada turma) que ficam incumbidos de participar de possíveis reuniões com os professores e levar a síntese do diálogo para seu grupo. Este delegados ainda serão responsáveis por relatar por escrito semanalmente o desenvolvimento do projeto.

Etapa 3 – AGIR E CONSTRUIR as tarefas coletivamente.

Com o calendário definido, cada membro do projeto irá executar as tarefas combinadas. Cabe aos professores colaborarem com a construção das tarefas de cada equipe/turma, lembrando que o professor deve ser um organizador e dinamizador, ou seja, deve cobrar empenho da parte dos alunos, mas também deve trazer subsídios ou referências para desencadear e melhorar os processos de construção das equipes. Cabe aos alunos delegados/relatores fazerem o mesmo, em diálogo direto com os professores coordenadores. E cabe aos demais alunos se empenharem e colaborarem com a construção e execução das tarefas da equipe, não só esperando receber uma tarefa mas também propondo novas ideias.

Etapa 4 – APRESENTAR os produtos finais e compartilhar experiências.


 Esta é a última etapa, que ocorrerá em alguns dias na parte final do calendário. Nesta etapa, cada equipe irá trabalhar para expor ou contabilizar seus produtos a concorrer ao sistema de pontuação que será previamente divulgado (ver tópico 5). Estes serão exibidos na escola e deverão ser acompanhados pela equipe avaliadora e pelas outras equipes. Grupos que atrapalharem as apresentações de outros grupos estão sujeitos a perderem pontuação ou serem eliminados da Gincana. A avaliação será feita por equipe de professores previamente escolhidos pela coordenação do projeto.

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